terça-feira, julho 24, 2007

Somente eles estão certos!!!!


na íntegra do site da BBC
A Igreja Católica é a única igreja de Cristo?

O Vaticano publicou esta semana um documento afirmando que a Igreja Católica é, sempre foi e será a única igreja de Cristo.O documento pretende esclarecer o que o Vaticano considera ser "interpretações que desviam e provocam descontinuidade na doutrina católica tradicional sobre a natureza da Igreja."Uma parte do texto publicado diz que “Cristo constituiu sobre a terra uma única Igreja e instituiu-a como grupo visível e comunidade espiritual, que desde a sua origem e no curso da história sempre existe e existirá. Esta Igreja, como sociedade constituída e organizada neste mundo, subsiste na Igreja Católica, governada pelo sucessor de Pedro e pelos bispos em comunhão com ele.”A publicação acrescenta que “contrariamente a tantas interpretações sem fundamento, não significa que a Igreja Católica abandone a convicção de ser a única verdadeira Igreja de Cristo, mas simplesmente significa uma maior abertura à particular exigência do ecumenismo de reconhecer o caráter e dimensão realmente eclesiais das comunidades cristãs não em plena comunhão com a Igreja Católica”.

4 comentários:

Anônimo disse...

Nada contra a igreja católica, mas, sinceramente...o Vaticano bebeu!!! Como podem afirmar que a igreja católica é a única igreja de Cristo? como que se Cristo tivesse alguma preferência religiosa...

Anônimo disse...

O Vaticano Públicou!?

Estranho um documento impresso pelo homem determinar a verdade sobre a fé no mundo não?

Sinceramente, Sou católico de batismo, porém ver que a igreja não é mais um templo e sim uma corporação é algo que me entristece muito.

mas ... acho que isso é um fato pra ser visto com total tristesa e irrelevancia.

Grato,
Guilherme

Anônimo disse...

Ja demorou muito pra igreja católica rever seus paradigmas, quando enfim parecia que a ideia do "ecumenismo" unidade dos cristãos, paz e amor pra todos ia dar certo, o Papa vem com uma dessas?!!!
Foi com argumentos parecidos que eles criaram as desgraçadas cruzadas, que não visavam Jesus, mais apenas interesses corporarivos.

Unknown disse...

Só para esclarecer um pouco:

A publicação do Vaticano não quer dizer que os demais cristãos não sejam bons ou dignos de respeito, refere-se, entretanto, ao fato de ter sido criada por Jesus Cristo em vida, fundamentando-a em São Pedro apóstolo (o primeiro papa).

Está escrito (em Mateus, cap. 16, versículos 18 ao 19):
"Por isso eu te digo: tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as forças do inferno não poderão vencê-la. Eu te darei as chaves do Reino dos Céu: tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céuss."

Com base nisso, após a subida de Jesus ao Reino dos Céus, os apóstolos reuniram-se em comunidade de igreja, que se espalhou pelo mundo e que teve, de São Pedro até Bento XVI, uma sucessão ininterrupta de 266 papas (herdeiros do legado de Pedro).

Neste contexto, vale ressaltar o significado da denominação Igreja Católica Apostólica Romana.

Significa:

Católica: de todo o universo, de todo o mundo

Apostólica: Iniciada pelos apóstolos de Cristo

Romana: que possui sede em Roma

Deste modo que o Vaticano afirma ser a Igreja Católica a Igreja de Jesus Cristo.

Abraço a todos e espero ter ajudado!

Luciano