terça-feira, janeiro 09, 2007

Prova de Geografia - 2a Fase da FUVEST



Hojé é dia da prova de geografia da segunda fase da FUVEST. Segue abaixo um comentário na íntegra sobre esta prova retirado do site TERRA.

Geografia
A Fuvest, em sua segunda fase, apresenta 10 questões de geografia. Como a prova vale 40 pontos, conseqüentemente, cada questão vale 4, sendo que, normalmente as questões estão subdivididas em itens (a, b, ou c). Quanto à distribuição, os últimos anos têm apresentado uma divisão eqüitativa entre geografia do Brasil e geral, conforme o professor de geografia e coordenador do Cursinho da Poli, Edilson Adão. A prova costuma apresentar uma boa distribuição temática entre os temas mais pertinentes do programa do ensino médio de geografia.
"Claro que existem aqueles temas geográficos mais quentes, como a questão ambiental (a Amazônia, em particular), problemas urbanos, geografia social (indicadores da população brasileira), além de sempre vir, ao menos, uma questão clássica de geografia física. A geopolítica, pouco presente na primeira fase, costuma aparecer em maior número na segunda (normalmente, duas questões)".
Desta maneira, o vestibulando deve estar atento às demandas internacionais que incidiram no espaço geográfico mundial, tais como, o constante litígio entre árabes e israelenses no Oriente Médio, as transformações do Leste Europeu desde a queda do muro de Berlim, a instabilidade andina, os distúrbios no México, a ascensão geopolítica chinesa, a crise nuclear envolvendo a Coréia do Norte e Irã, conflitos étnicos e religiosos na África, etc. Temas da geografia econômica brasileira e mundial (agricultura, indústria), também costumam aparecer na Fuvest, mas nunca mais que uma questão dentre as dez.
para saber mais clique aqui.

3 comentários:

Anônimo disse...

Eh.....
Eu fiz.....
não achei difícil não heim nelsão...
Se tudo der certo.....
Estou eu lá esse ano....

Ass.: Icaro...."Krusty"

Anônimo disse...

olá professor!!
Você não é mais professor da Poli??
Aonde vejo suas aulas??

Émerson

Anônimo disse...

Por que nao:)