quinta-feira, maio 03, 2007

O terrorismo estadunidense ainda deixa marcas no Vietnã



Mesmo tendo ocorrido ha mais de 30 anos a guerra dos EUA contra o Vietnã ainda deixa marcas na população daquele país. Durante a guerra os gerreiros vietnamitas (Vietcongs) tinham como grande aliado a selva. A cobertura da densa floresta permitia emboscadas e dificultavam a visibilidade dos atiradores Ianques a bordo de seus helicópteros Apaches. Para contornar o problema os EUA despejaram sobre a floresta um herbicida rico na dioxina TCPP (substância câncerígena) para desfolhar a floresta. Esta substância é o famoso agente laranja que foi desenvolvido pela toda poderosa Monsanto (a mesma que quer acabar com a fome no mundo). No Vietnã a quantidade de TCPP que ainda é encontrada (dados de 2003) é 180 milhões de vezes acima do limite de segurança a saúde pública. Resultado: Hoje, pelo menos 150 mil crianças sofrem com deformações de nascença causadas pela ingestão da água e dos alimentos contaminados. Os EUA ainda não assumiram qualquer responsabilidade sobre o fato. Em 1984, uma ação judicial movida por veteranos de guerra americanos contra as companhias químicas fornecedoras do Agente Laranja resultou em um acordo de US$ 93 milhões em indenizações aos soldados. Esta ação foi arquivada pela seguinte sentença:

"Não há base legal para qualquer das alegações sob as leis domésticas de qualquer país, nação ou estado ou sob qualquer forma de lei internacional"


A guerra do Vietnã causou a morte de mais de 3 milhões de vietnamitas, 1000 vezes o numero de vitmas do WTC no 11 de setembro.


Links:


para saber mais sobre as vitmas do agente laranja

Video muito bom sobre os EUA. De Michael Moore




2 comentários:

Ana Thalita disse...

Isso só faz acelerar ainda + a destruição do nosso planeta, e das pessoas q aqui vivem, a maioria inocentes...e sem recursos p fugir desse mal...é muito triste e revoltante ver tudo isso e não poder ajudar muito...

Anônimo disse...

Como você ousa questionar o poder do grande satã de espalhar desfolhante laranja? Os EUA estão sempre certos! Terrorismo são os outros que fazem, quando é ação dos EUA, é estratégia militar!
=P